Track de Ruby na QConSP 2011

Posted on September 10, 2011

0


A Caelum mais uma vez organiza um excelente evento, com palestras de alto nível e diversidade.
No primeiro dia já tivemos excelentes keynotes e ótimas palestras como do Alberto Souza e Lucas Cavalcanti falando sobre Scala como alternativa para aplicações Java e Design de código com Guilherme Silveira.

Amanhã teremos muito mais conteúdo interessante, divididos entre Ruby, Agile e Arquitetura. A track de Ruby que tenho a honra de apresentar amanhã foi escolhida com muito cuidado, com palestrantes e temas bem atuais, focando em problemas e soluções, algumas antigas outras mais novas.

Palestrantes


Nelson Haraguchi será o primeiro a falar, apresentando problemas e soluções em projetos Ruby com 80 milhões de requisições na Boo-Box. Como suportar um crescimento tão grande e escalar sistemas desse porte.


Muitos projetos Ruby hoje são desenvolvidos por programadores com experiencia em Java, ou mesmo possuem ambas as linguagens, utilizando o melhor dos mundos. Toda essa história pode ser aproveitada para utilizando o melhor das ferramentas disponíveis. Hiro Asari, JRuby engineer da Engine Yard vai falar sobre essa convergência e como anda o projeto JRuby atualmente.


Pegando mais um gancho no assunto, muitas lições aprendidas por programadores experientes em outras linguagens tem sido esquecidas em projetos Ruby. Vinicius baggio, mais um integrante do GURU-SP vai mostrar técnicas que não podem ser esquecidas por novos programadores.


Após essa toda essa trajetória, chegamos a ferramentas da atualidade que buscam resolver mais desses problemas. Bruno Alves, da Dito, vem contar casos reais de uma aplicação Ruby escalável através de Node.js, Redis e Rails.


Pra fechar e cada vez mais abrirmos as possibilidades atuais na internet, Shay Frendt, da Think Relevance, conhecida empresa principalmente por conta do Clojure, fala sobre a utilização de Ruby e Rails em projetos para iOS como iPad e iPhone.

Esperamos vocês lá!

Posted in: ruby